Conhecimentos linguísticos e história da língua portuguesa

Professores: Prof. Dr. Ataliba Castilho, Prof. Dr. Rodolfo Ilari
Início: 10/09

INSCRIÇÕES ENCERRADAS, Em breve novas turmas!
textos: 1 videos: 16

Compartilhe este curso:

O curso Conhecimentos linguísticos e história da língua portuguesa faz parte do Programa Português Brasileiro e tem por objetivo atualizar os conhecimentos de professores de português e estudantes da área de Linguística, expondo um panorama histórico e resultados de pesquisa atuais, como a Gramática do Português Falado e a História do Português Brasileiro. No entanto, o programa não se limitará a essas fontes.

Este primeiro curso contará com a participação do Prof. Dr. Ataliba de Castilho, também coordenador do programa, e do Prof. Dr. Rodolfo Ilari. Inicialmente, serão apresentadas algumas reflexões teóricas sobre o que é uma língua natural e o que se entende por Linguística, seguindo-se para a história do português europeu e do português brasileiro. A duração do curso é de 7 horas.

Videoaulas

O conteúdo do curso está organizado em quatro módulos que são compostos por vídeos de duração variável. Todos os vídeos foram gravados remotamente — garantindo assim a segurança de nossos professores — e estão disponíveis na plataforma.

Conectando saberes

Neste espaço, você poderá deixar as suas dúvidas, que serão verificadas por Ana Paula Tavares, mediadora do curso. As respostas serão dadas pelo Prof. Ataliba de Castilho durante a live de fechamento.

Bate-papo com Castilho

Ao final do curso, liberaremos acesso à live, com dia e hora marcados, para você assistir ao Prof. Ataliba de Castilho ao vivo, tirando as dúvidas apresentadas previamente no Conectando saberes. É uma ponte que o Instituto Contexto constrói entre você e os professores.

Aula ao vivo

Além das videoaulas, o Prof. Ataliba de Castilho dará uma aula ao vivo aprofundando o conteúdo do primeiro módulo.

50% de desconto nos livros da Editora Contexto até o término do curso*

Conhecimentos linguísticos e história da língua portuguesa
INSCRIÇÕES ENCERRADAS, Em breve novas turmas!

Programa

DURAÇÃO: 7 HORAS DE CONTEÚDO (5H GRAVADAS E 2H DE LIVES) + SEU TEMPO DE APRENDER
1
20min

Boas-vindas

Tem VídeoTem Material
2
30min

Conhecimentos linguísticos básicos

Tem VídeoTem Material
3
1h

Conhecimentos linguísticos básicos (ao vivo)

Tem VídeoTem Material
4
1h 30min

Origens do português

Tem VídeoTem Material
5
2h

Português - uma língua ibérica

Tem VídeoTem Material
6
40min

Português brasileiro

Tem VídeoTem Material
7
52min 25s

Conectando saberes

Tem VídeoTem Material
Quando

Início: 10 de setembro
Fim: 29 de setembro

Dia 15/09

Política linguística (Aula ao vivo)
Prof. Ataliba de Castilho

Dia 29/09

Conectando saberes
Prof. Ataliba de Castilho

Nossos professores

ATALIBA DE CASTILHO

Ataliba de Castilho

Livre-docente em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, doutor em Linguística pela USP e graduado em Letras Clássicas também pela USP. É professor titular em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma universidade, da qual é professor emérito. Ex-professor titular da Faculdade de Filosofia de Marília, da Unicamp e da USP. Coordenador do Projeto de Estudo da Norma Urbana Culta (1970-1988), equipe de São Paulo, com Isaac Nicolau Salum e Dino Preti, do Projeto Gramática do Português Falado (1988-2002), além de participante do Projeto Para a História do Português Brasileiro (1987-). Ex-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (1959-1960), da Associação Brasileira de Linguística (1983-1985) e da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (1999-2005), ex-assessor linguístico do Museu de Língua Portuguesa, de São Paulo, ex-pesquisador do CNPq.

RODOLFO ILARI

Rodolfo Ilari

Doutor em Linguística pela UNICAMP, mestre em Linguística pela Université de Besançon e graduado em Letras Neolatinas Português e Francês pela USP. Participou, na década de 1970, da fundação do Departamento de Linguística da Unicamp, instituição na qual trabalhou até aposentar-se como professor titular em 2007. Como docente e pesquisador, atuou principalmente nas áreas de Linguística Românica, Semântica, e ensino de língua materna. Foi professor titular de Português no Instituto de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos da Universidade de Estocolmo. Atualmente, pesquisa a história semântica do português brasileiro. É tradutor dos livros A Invenção das Raças, Dicionário de Linguagem e Linguística e O cérebro no mundo digital, publicados pela Contexto.

 

*compra de até R$ 500 líquidos.